quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Relacionamento homem-mulher

(Texto de @lucames postado originalmente aqui.)
Há muita discussão sobre os problemas de relacionamento entre os homens e as mulheres.
A revolução sexual (feminismo para alguns) trouxe independência financeira e liberdade sexual para as mulheres. Ganho (?)
Como consequência, a influência do homem (patriarcado) na sociedade diminuiu e passou a ser dividida, até certo ponto, entre os dois sexos.
O homem deixou (será) de ser rotulado/procurado (?) como "provedor" e a mulher de ser rotulada como "vadia", "da vida" ou "fácil", a partir de sua liberdade econômico-sexual alcançada.
Mas a mulher continua procurando casamento e prefere homens que possuam patrimônio superior ao dela, ou seja, ainda continua presa no sistema patriarcal, mesmo possuindo liberdade econômico-sexual.
Acontece que a mesma mulher passou a reclamar de que "não há homem no mercado", que o homem não quer compromisso etc. Ora, quem disse que queríamos compromisso antes, no passado patriarcal?
Acontece que a revolução sexual, o chamado feminismo, trouxe muitas vantagens para os homens e que não existiam anteriormente: a) não precisam ser "provedores"; b) não precisam se casar para ter sexo.
O que nos parece é que as mulheres são as que mais perderam, pois continuam procurando homem com maior renda que a sua, além de continuarem a procurar casamento à moda antiga (da sociedade patriarcal).
Ao homem foi retirado o fardo de ser "provedor" e ainda, de quebra, ganhou com a liberdade sexual da mulher: sexo fácil, com menos envolvimento econômico e afetivo. Ora, os tempos não são outros?
Assim, as mulheres é que não compreenderam a revolução sexual, pois ainda vivem presas ao passado patriarcal onde eram vigiadas/controladas. Agora, não sabem o que fazer com o "excesso" de liberdade que conquistaram e passaram a culpar os homens por isso. Ora, quem "revolucionou" foram elas, então, devem assumir sua liberdade e os custos que isso acarreta, pois ninguém é livre impunemente: "A todo bônus corresponde um ônus".
Reclamam como se estivesse o inferno na terra, enquanto nós homens achamos que estamos no paraíso: menos responsabilidade financeira e mais prazer.
Para terminar, como disse o psicanalista Ângelo Gaiarsa há muitos anos: quem culpa os outros pela sua vida, nunca irá assumir seus problemas como próprios.
Sobre esse assunto do título desse artigo, ver Folha de São Paulo, caderno, Ilustrada, pág. E8, "Restos à janela", do Luiz Pondé.

3 comentários:

Rodrigo Rocha disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele
é muito maneiro, espetacular com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom

Monica disse...

Credo!

vane disse...

Olha, discordo, ñ é q ainda estejamos procurando uma relação patriarcal,ou com homens melhor financeiramente.Queremos homens inteligentes, que possam nos satisfazer e mimar,conquistamos a liberdade mas ñ queremos homens dependentes, direitos iguais e não inversão de valores

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails