segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Amizade ou interesse sexual?

Usamos muito a expressão objeto amoroso, uma forma possessiva que coroa o que se chama coisificação da pessoa na nossa civilização: o homem ou a mulher são considerados um objeto que se pode usar, manobrar, manipular, dispensar, possuir. Quem já não teve essa sensação ao fim de um relacionamento amoroso ou mesmo dentro do ambiente de trabalho?
Há uma linda história que ilustra a preocupação de evitar ser considerado objeto. Durante a guerra, um tenente manteve correspondência com uma moça que nunca tinha visto, e os dois cultivaram uma grande afinidade. No fim da guerra, quando chegou o momento do encontro pessoal, ele ignorava completamente o aspecto físico da moça, já que não haviam trocado fotografias (nem havia web cams na época...). Combinaram que se encontrariam na estação; ele com um livro debaixo do braço e ela com uma rosa.
O tenente levou um susto quando viu uma senhora idosa com a rosa tão esperada; assim mesmo, entregou-lhe o livro, pensando que de qualquer forma tinha feito uma excelente amizade. A senhora então o encaminhou à verdadeira moça, que era muito bonita e lhe explicou que se valera de um tipo de teste.
Eis os termos da carta, sobre a preocupação de ser considerada como objeto: "Se o sentimento que você tem por mim tiver fundamentos sinceros, a minha aparência pouca influência terá, se você supuser que sou bonita. Eu seria sempre perseguida pela ideia de que você viu apenas isso, e essa forma de amor criaria repulsa em mim. Supondo que eu seja feia, eu viveria tomada de receio de que você continuasse escrevendo para mim por se sentir só. Por favor, não peça o meu retrato. Quando voltar, poderá ver-me e tomar a decisão que o seu coração lhe ditar."
(Extraído do livro "Amar e Ser Amado", de Pierre Weil)
Esses dias, comentávamos no Twitter sobre o fato de que muitos homens, quando fazem amizade virtual, acabam querendo apenas ver uma imagem pela web cam, e na maioria das vezes querem mesmo é sexo virtual. A maioria das mulheres não está ali para isso - imagino eu. Tenho feito excelentes amigos por essa via, mas já tive decepções também. Busco companhia para momentos de solidão e afinidade de ideias e sentimentos. E você, do outro lado, está atrás do quê?
Fica o aviso para os desavisados: nem toda a mulher que lhe dá conversa é para sexo, ou você já não aprendeu isso na vida real? Em tempos de pressa e falta de profundidade nos relacionamentos, talvez devêssemos nos perguntar o que está por trás de um rostinho bonito ou de um traseiro empinado.

14 comentários:

layla disse...

é isso aí linda, sei que vc me entendeu pq passo por isso todos os dias. mas o pior de tudo acho que é a falta de sensibilidade e de respeito em relação ao outro. me sinto invadida às vezes, sem nem ter permitido isso.

a parte que mais gostei:

"Fica o aviso para os desavisados: nem toda a mulher que lhe dá conversa é para sexo, ou você já não aprendeu isso na vida real? Em tempos de pressa e falta de profundidade nos relacionamentos, talvez devêssemos nos perguntar o que está por trás de um rostinho bonito ou de um traseiro empinado."

Diego Paulino disse...

Ola, em muito momentos eu ja entrei em sala de bate papo apenas afim de sexo, ou ver a pessoa na cam, mas no final quero sempre apenas uma amizade. Alguem para me acompanha nas noites carentes sozinho em casa...rsrs
Normalmente gosto de conversar com as mulheres mais velhas que eu, mas elas nunca aceitam, rsrsrs
mas quando encontro formamos uma amizade...

Banana's Republic disse...

Adorei. E há muita gente que acha que as redes sociais são remédio para a solidão e caem matando em cima dos avatares. Acho maluquice procurar amor na internet. Sabe que tem gente que fantasia em torno de um avatar? Mulheres que se dizem apaixonadas por um avatar com milhares de seguidores? Tem vida fora da internet. E namorado (a) não é passaporte para a felicidade. Ame-se primeiro.

MagusDiablo disse...

Eu não vejo esse negócio de "ligar a webcam" como um problema, na verdade. Eu acho que ver o rosto da pessoa torna o papo um pouco mais real, mais legal, e você consegue saber a reação da pessoa pelo olhar dela.

Quanto ao lance do sexo virtual isso é um fato, infelizmente. Tem muito cara que não vale um real e só está caçando isso quando pede pra pessoa ligar a webcam.

Eu acho que, com a facilidade e a tecnologia de hoje, qual é o problema de se ligar uma singela webcam como auxílio para conversar? Eu vejo isso mais como um "ice breaker", assim ninguém insere expectativas demais quanto à real aparência da pessoa. Só que eu também tenho webcam, então quando eu peço, é justamente pra me mostrar também. É bem mais palpável do que simplesmente encarar fotos.

No mais, excelente post. Só fiquei meio assim pela parte da webcam mesmo, pois eu gosto muito de ver e ser visto, nem que seja dando risada, arrumando o cabelo ou comendo algo.

Unknown disse...

Leio ese Blog há muito tempo mas nunca comentei nenhum post. Mas esse faço questão de assinar embaixo, pois diz uma grande verdade!
Parabéns não só por esse, mas por todos os seus posts e suas histórias. Ainda não cheguei aos 40 mas estou batendo à porta. Com todas as dúvidas, angústias, desejos e sonhos que encontro aqui.

Afrodite disse...

Eu mesma desisti de manter msn por conta disso:só estão interessados em sexo,e não em amizades.
Eu cansei de ser tratada como puta!
Achei ótimo seu post!
Beijo!

Flávio Siqueira disse...

Eu não gosto de relacionamentos virtuais, nem mesmo para sexo virtual... Tenho alguns amigos e amigas há anos, e esses interesses foram profissionais, ou algo de gosto similar...
Nunca procurei ninguém para me mostrar ou que mostrasse pra mim, mas confesso que já achei e já fiz...
Mas quando estou com vontade desse tipo de coisa, acesso sites com fotos e vídeos gratuitos.

Ahhh... e tem mulher que busca se mostrar sim, talvez não em tanta quantidade mas tem SIM.

Leonardo Amaral disse...

Muito extremistas os 2 comentários anteriores. Eu conheci a mulher da minha vida pela internet, vivemos 3 anos juntos, separamos, voltamos, separamos agora de novo e eu continuo amando ela do mesmo jeito. Ela não era fisicamente modelo, mas é a mulher que mais me encantou em todos os sentidos (E ninguém disse que gosto de modelos - e não gosto mesmo).

Sobre o tópico, realmente a pressa, a vida urbana e outras coisas tem deixado as pessoas meio loucas ao que tange os relacionamentos amorosos. Qual a diferença disso pro famoso "ficar". Ou seja, e conveniente por algumas horas e depois ninguém se vê mais. O homem é um ser nômade, mas não vive sozinho. E será que essa companhia nos preenche mesmo?

Acho que nem o ficar nem o flerte tosco virtual são coisas realmente dignas. Pode ser de conhecer alguém legal assim e tal, mas o problema passa a não ser só o como, mas o porque também.

Anônimo disse...

Alem disso tudo..sexo virtual é chato!
Não perder uma amizade bacana por causa de punheta nao tem preco

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade
Bjssss
Feliz Natal Procê
Leo.SeximaginariuM

Anônimo disse...

Palmas pra vc garota! Os homens precisam entender o coração de uma mulher e parar com essa coisa de pensar só naquilo e parar de se importar apenas com a casca! Bjim.

Anônimo disse...

Vamos ser claros e honestos.
Os homens isto, os homens aquilo..
Acontece que, no que diz respeito ao desejo os homens são iguais às mulheres.. A maioria que frequenta estes espaços quer o mesmo,ou seja SEXO.As pessoas criam expectativas e por isso não querem investir e perder tempo em algo que no fim não se identifica nada com aquilo que se imaginou, Isto aplica-se a homens e mulheres, indistintamente.
É muito mais honesto alguém revelar-se fisicamente do que andar com subterfúgios tipo " o que interessa é a beleza interior" e depois aparece-nos alguém em que só apetece fugir.
Deixemo-nos de tretas e sejamos honestos a começar por nós próprios.
Naturalmente que há quem queira apenas amizades virtuais mas isso são excepções. A maioria quer mesmo e apenas sexo, de preferência com alguém por quem se sintam minimamente atraídos.

Leonardo Amaral disse...

Anonimo: Na boa, seu comentário foi meio infeliz por um motivo: Nao estamos falando da sala Sexo do Chat da Uol, mas sim de um lugar onde ha uma discussão geral onde os temas sao definidos por cada um, e quem se interessa escolhe quem segue. Twitter != Chat da UOL.

Anônimo disse...

Estou sendo muito chato de pensar que se as pessoas que vc adiciona em redes sociais só querem saber de sexo pode ser pq vc está passando a imagem errada ou adicionando as pessoas erradas?

Diego VB Teixeira disse...

Muito bom este seu post, eu tenho 23 anos, porem sempre gostei de mulheres mais velhas do que eu, não com intenção de apenas sexo, mas sim por vocês mulheres mais velhas serem mais experientes, entendem mais as nossas necessidades, é por isso que eu sou adoro tanto as mulheres dos 30 anos para cima. Vocês tem o poder...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails