sábado, 27 de março de 2010

Errar

Errar, recomeçar, perdoar, esquecer. Apenas palavras. Podem não significar nada. Mas podem também significar uma vida inteira. Mudar, melhorar, aceitar, entender, são verbos. Mas podem agora ser o início do fim. Ou o começo de alguma coisa nova.
Errar é a coisa mais comum em nossas vidas. Difícil aceitar que erramos? Difícil aceitar que as pessoas que amamos erram? Recomeçar pede que olhemos para a frente. Perdoar supõe esquecer, mas não aquele esquecimento que apaga as coisas da memória, e sim aquele esquecimento do coração, aquele que acaba com as cobranças e inseguranças.
Mudar é o mais difícil. Envolve querer. Envolve mexer com o que há de mais profundo. Melhorar é uma palavra mais fácil, porque a todo momento temos a oportunidade de melhorar. E se melhoramos, aos poucos também mudamos. A próxima etapa, mais árdua ainda, é convencer as pessoas de que melhoramos ou mudamos.
Aceitar. Difícil isso. A todo momento somos questionados sobre nossas crenças. E emitimos opiniões. Depois fica mais difícil voltar atrás, parece que estamos sendo incoerentes. E fica mais difícil ainda aceitar as diferenças. Mas não tanto quanto se tentarmos entender. Aí está sem dúvida o que é mais difícil, senão impossível: se colocar no lugar do outro para tentar entender.
O orgulho é o que mais impede tudo isso. Mas o amor consegue ser maior. O amor pode ficar esquecido às vezes, mas sempre retorna. Sempre mostra o que é verdadeiro.
Filosofia de quem errou? Sim. Errei. Peço perdão. Quero melhorar. Não estou morta para não poder mais. Sempre fui muito inconformada, principalmente com as pessoas que não mudam para serem felizes. Eu quero mudar. Quero melhorar. Em nome do amor. Sem ele, nada mais vale a pena.

4 comentários:

Selma Boiron disse...

Este post...FOI FEITO PRA MIM!Impressionante como me caiu como uma luva!Ou foi um tapa com luva de pelica na minha cara madura e enrugada,cansada de dar e levar bordoadas... Quero isso: mudar e ser feliz! Mas parece q o saco dele já encheu,mas encheu tanto...q ele já não quer mais sber de mim,nem da nova eu. Mas, ainda assim, por mim, quero mudar.E mudar pra melhor.Volto para + dicas.Bjos!

Accácia disse...

Bravíssimo!
Que texto lindo!
Irretocável!
Feito mesmo pra se auto avaliar!
Quem de nós não erra?
'Que atire a primeira pedra aquele que nunca errou...'
Beijo!

layla disse...

mulher de 40, sempre dizendo a coisa certa...
eu adoro essa mulher...
beijo linda.

@joy__martins disse...

Sei que sou orgulhosa. Meu namorado me ensinou que existem coisas que estão acima disso! Continuo aprendendo... Abraços!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails