sábado, 17 de julho de 2010

Astrologia: A divisão ternária dos signos

(Desconheço a autoria)
Uma tendência importante na elaboração do mapa astral é a divisão ternária dos signos: cardinal, fixo e mutável. Frequentemente, comparamos a qualidade do ternário com as estações do ano. A primeira parte de cada estação é um cardinal, quando as mudanças são dinâmicas. A segunda é um signo fixo: as características da estação estão estabilizadas e bem representadas. A terceira é um signo mutável; aqui, existe uma mistura com as características da estação seguinte.
No nível psicológico, a natureza dos signos cardinais (ÁRIES, CÂNCER, LIBRA E CAPRICÓRNIO) é a de iniciar uma ação, mas sem preocupações futuras. Normalmente, são ativos, porém, não muito persistentes: começam projetos que não concluem.

Os signos fixos (ESCORPIÃO, AQUÁRIO, TOURO E LEÃO) têm uma tendência à preservação e à estabilização, sem, necessariamente, serem conservadores. O que o cardinal começa, o fixo continua.
PEIXES, SAGITÁRIO, GÊMEOS E VIRGEM são mutáveis. As pessoas desses signos estão sempre se adaptando, transformando, e aceitam melhor as mudanças. Elas podem até não iniciá-las, mas convivem bem com elas.
Num mapa astral, as 3 cruzes formadas por quatro signos em oposição também são importantes. Quando combinadas com os elementos - fogo, terra, ar e água - distinguem cada um dos signos. Por exemplo: só existe um água cardinal - Câncer; um fogo mutável - Sagitário; e um terra fixo - Touro.
No elemento Terra, Capricórnio deseja construir e ter sucesso no plano material. Touro gosta de ter e aproveitar a estabilidade material da ação de Capricórnio. Virgem quer mudar e tornar mais efetivo o que foi criado por Capricórnio e estabilizado por Touro no plano material.
No elemento Água, o signo cardinal Câncer simboliza a primeira abordagem ao mundo das emoções e dos sentimentos, sendo também responsável pela criação e nutrição da nova vida. O signo fixo Escorpião mergulha na emoção para experimentá-la e compreendê-la. O mutável Peixes usa esta compreensão de emoção para chegar a um tipo de amor mais humanitário.
No elemento Ar, Libra, cardinal, significa o começo do aprendizado do relacionamento humano através do eu e do outro. O fixo Aquário é o esforço para compreender o relacionamento humano em sentido amplo. O mutável Gêmeos tenta construir sistemas de compreensão com base no que foi descoberto por Libra e Aquário.
No elemento Fogo, Áries é a primeira força de vontade no Universo. Leão, o fixo, significa a vontade estabelecida e o mutável Sagitário é essa mesma vontade, recriando e transformando o mundo com base na compreensão e nos desejos mais íntimos.
QUALIDADES DO CARDINAL: atividade, iniciativa, inovação, ambição, audácia.
DEFEITOS: falta de perseverança, de paciência, vedetismo, pressa.
QUALIDADES DO FIXO: estabilidade, firmeza, vontade, paixão, fixação.
DEFEITOS: orgulho, indolência, intolerância.
QUALIDADES DO MUTÁVEL: adaptação, reflexão, flexibilidade, inteligência, mutação.
DEFEITOS: imitação, indecisão, superficialidade, inconstância.
Veja mais sobre signos e horóscopo sexual em...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails