sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Viva as mulheres de quarenta!

(Foto Terra)

Hoje estava olhando a novela das nove e fiquei pensando - feliz - que a TV está mostrando mais os casais formados por mulheres maduras e homens maduros. Cansa ver tanto casalzinho de ninfeta-piriguete + homem "maduro"! Cansa também que sempre os protagonistas sejam jovenzinhos. Nada contra os jovenzinhos, já fui e era muito bom... mas pessoas maduras também podem e devem se apaixonar, se entregar e protagonizar uma história de amor.

A mídia tem um poder muito grande, e a novela das nove se inclui nisso. Não vou discutir mídia aqui, até porque nem tenho fundamentação suficiente, mas o fato de mostrar mulheres vibrantes com mais de quarenta me faz feliz e orgulhosa.

Minha geração pode se considerar felizarda, pois tivemos uma juventude mais inocente, com muito namorico e paquerinhas inconsequentes; depois, chegamos aos vinte com todo o gás e aproveitando toda a liberdade sexual antes da AIDS. Ninguém usava camisinha nem se preocupava com isso, apenas evitávamos - as espertas - uma gravidez indesejável. Óbvio que hoje as coisas mudaram... E temos que mudar junto.

Quando chegamos à fase dos trinta, começou a fase de se valorizar a mulher de trinta, que era independente e decidida, e que estava esperando mais um pouco para se casar e ter filhos. Sempre ouvi minha mãe dizer que a mulher chega no auge aos trinta. E realmente foi para mim a fase em que me achei mais bonita fisicamente, com mais saúde e disposição. Ali comecei a sentir o fetiche e a atração que as mulheres de trinta exerciam sobre os homens mais novos.

(Tirinha do blog Mulher de 30)

E agora a coisa toda está se repetindo com as mulheres de quarenta. Gosto de pensar que tenho um pouquinho de colaboração nisso, e não imaginam como fico feliz ao receber comentários e emails de quarentonas despertando para a vida com toda a força, algumas que não passaram pelas fases por que passei, pois eram mais reprimidas, ou porque casaram e tiveram filhos muito cedo.

Será que quando eu chegar aos cinquenta veremos a fase da "Mulher de 50"?  Não sei. O fato é que, no meu pensamento, não existe essa história de "melhor idade" - para mim um artifício para mascarar os muitos problemas do envelhecimento. Existe sim, o melhor de cada idade. Assim como cada idade tem seus problemas. Se aos vinte eu podia tudo, também perdi muita coisa por imaturidade e falta de visão. Se aos trinta estava linda, ainda não pensava em me estabilizar na vida. Aos quarenta descubro que ainda sou cheia de paixão mas já sinto o cansaço dos anos.

E me imagino daqui para a frente cada vez com menos abobrinhas na cabeça, cada vez mais leve e menos chata - tomara! rsrs - talvez com um pouco mais de medo, mas cada vez mais livre. Viver é envelhecer, desde que nascemos. Mas tudo é VIDA, a dor faz parte, mas a alegria maior é aprender sempre!

7 comentários:

Desejos e Fantasias de Casal disse...

Postagem sensacional... que as mulheres desfrutem cada vez mais da liberdade e curtam a vida...





beijos


Cris e Junior
http://desejosefantasiasdecasal.blogspot.com/

Zulene disse...

Olá, Mulher de 40! Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog. Amo todos os posts.
Segundo, gostaria que vc divulgasse meu "bloguinho", ele é composto basicamente de textos de outros autores, mas que traduzem o que eu sentia na época em que os li (um momento superdifícil p/ mim), pq eu infelizmente não tenho o seu dom com as palavras.
Bjos, Zulene
zmaxmiano.zip.net

Alê disse...

Perfeito o seu texto, gostei muito.
Imagino assim mesmo: mas leve, menos abobrinhas, filhos criados, tempo livre pra curtir meus 40, menos chata hehe!

Parabéns pelo blog!

Mulher de 40 disse...

Zulene,
obrigada e mande o link correto, pois esse não abriu...
Beijo

Zulene disse...

Oi, Mulher de 40!
O link está correto, mas aí vai novamente: http://zmaximiano.zip.net/

Beijos e obrigada pela atenção!
P.S.: Estou dando uma olhadinha nos posts mais antigos e estou quase chorando de tanto rir... melhor tarde de 6ª feira, impossível! rsrsrs

Unknown disse...

Adorei o post. Parabéns!
tenho um blog sobre o tema também.
Precisamos valorizar nossa idade!

www.atitudequarenta.blogspot.com

Abs,
Andrea

zulene disse...

Bom, aí vai a url: http://zmaximiano.zip.net/
Se por acaso não abrir, é sinal de que o melhor é deixar essa idéia de blog de lado, né?
Beijos, Zulene

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails