quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mulher de 40 entrevista @tuliomartinez

Entrevistei @tuliomartinez. Ou melhor, conversei com ele no MSN. Foi maravilhoso, não tenho palavras! E foi vital a contribuição do @GordoChato nas elaboração das perguntas.
Mulher de 40 diz:
Bem, vamos começar pelo básico... nome , idade, signo
Túlio diz:
Marco Túlio Camillo Martinez... Tenho 35 e sou de câncer, e sou mesmo, pelo menos pelo que leio a respeito desse signo... :D
Mulher de 40 diz:
Sentimental?
Túlio diz:
Muito... emotivo... acho que são duas características bem evidentes em mim. Sei que aprendi isso com meus pais.
Mulher de 40 diz:
No que você trabalha?
Túlio diz:
Trabalho com publicidade e propaganda, na área de criação e de design gráfico. Mas meu foco, hoje em dia, tem sido um projeto que quero abrir pra todos em breve... envolve Marketing, propaganda e sustentabilidade. E gostaria de enfatizar a sustentabilidade em sua essência, não somente ecologia, mas também economia e sociedade...
Mulher de 40 diz:
#mundomelhor ?
Túlio diz:
Sim, muito a ver com #mundomelhor. Ele me inspira diariamente, desde quando acordo até me deitar, caminhando, no trânsito, ao telefone, enfim... no final das contas, foi a razão pela qual iniciei o projeto. Quero envolver o cotidiano, mostrar a possibilidade de revolucionar o mundo pra melhor com atitudes simples de cada um. Sabemos de forma clara que o que estraga o mundo somos nós mesmos e temos a capacidade de transformar isso aqui num paraíso. A luta vai ser provar que doar sem receber vale a pena, no final isso sempre volta pra nós mesmos.
Mulher de 40 diz:
Como você acha que podemos fazer isso, num mundo em que as pessoas estão cada vez mais individualistas e egoístas?
Túlio diz:
Com menos violência contra nós mesmos, utilizando a linguagem delas mesmas: quero ficar rico, quero ter dinheiro pra ter mais coisas... e assim, poder realizar os meus sonhos de consumo. A sustentabilidade prega a perfeita sintonia entre economia, sociedade e ecologia. Quando encaramos esse tripé de forma séria entendemos, por exemplo, que é bom produzir mais com menor custo... colocar nova tecnologia e substituir o indivíduo nas linhas de producão é uma preodupação lógica, mas não somente para o futuro desempregado, como também para o próprio empresário... Imagine uma linha de produção sem nenhum trabalhador, somente máquinas, uma produção totalmente automatizada. Qual não será a surpresa do empresário ao saber que, como ninguém tem salário, ninguém comprará de seu produto? Eu sei que a coisa é bem mais complexa que isso... então, ponto a ponto, trataremos de cada assunto de forma a mostrar, de forma cartesiana, essa realidade, desmistificar atitudes ditas sustentáveis e mostrar o que pode realmente melhorar o mundo...
Mulher de 40 diz:
Uma pergunta do @GordoChato para você: Se vc achasse uma vela mágica, com um gênio dando direito a três pedidos quaisquer, quais seriam os três pedidos que você faria para tornar mais real este #mundomelhor?
Túlio diz:
Julgamento... é um tema importante a meu ver. Cabe somente a quem tem essa capacidade e instrução julgar as pessoas... veja, um garoto que roubou algo em uma loja! O julgamento dele, cabe ao juiz, não a você ou a mim. A vida de uma pessoa só pode ser vivida por ela mesma, por ninguém mais. Claro, não concordo com roubo, mas eu não concordo com o ato, mas tenha certeza, nunca vou julgar esse garoto. Não imagino o que ele passou pela vida, não tenho noção de todos os sentimentos que ele teve até então, não sei o que se passa em seu coracão e em sua mente, não sei qual foi seu passado e não sei qual será seu futuro.
Mulher de 40 diz:
Isso é meio utópico, não acha? Eu, por exemplo, acredito em livre arbítrio
Túlio diz:
Sim... Sabe, não tenho medo em dizer o que estou falando, pois já passei por maus bocados, eu já fui assaltado e nesse assalto espancado por três caras maiores que eu... fui parar no hospital e etc... Claro, a polícia fez seu papel, prendeu e eu os reconheci. O julgamento foi do juiz, não meu, mas cooperei no que pude.
Mulher de 40 diz:
Então seu primeiro pedido seria...
Túlio diz:
Que todos soubessem praticar a compreensão... Bom, o cara é um gênio, não? rs Ele que se vire... eu mesmo, tento, mas erro frequentemente...
Mulher de 40 diz:
E o segundo pedido?
Túlio diz:
Esse gordo é chato mesmo, não?
O segundo é uma espécie de sonho que realizaria diversos outros... que todos pudéssemos ser transparentes, que pudéssemos nos mostrar de forma sincera para o mundo.
Mulher de 40 diz:
Aff... sabe que meu blog é anônimo, né? agora me pegou...
Túlio diz:
Sei... mas entenda, tudo dentro de um contexto, a compreensão e a transparência; por oportunidades como a sua, podemos mostrar o que pensamos nos dias de hoje, mas anonimamente. Diante da compreensão, ausência de julgamento alheio, poderíamos ser transparentes mostrando quem somos sem medo.
Mulher de 40 diz:
Você não tem blog?
Túlio diz:
Tive, mas não tenho mais. Foi muito intenso, escrevia todos os dias, e por um momento não pude acompanhar esse ritmo... abandonei. Muito embora tivesse algum retorno positivo. Falava sobre marketing, especificamente, mas falava da sua essência que é fornecer soluções para necessidades de uma coletividade. Percebe-se que meu foco não pára no #mundomelhor... brinco, falo besteiras, sou motociclista... caio na estrada, conheço essa galera, gosto de beber entre amigos e não sou perfeito...
Mulher de 40 diz:
Terceiro pedido?
Túlio diz:
Ai, tem mais um...Pensei que tivesse esquecido... A busca pela felicidade de todos à sua volta, isso praticado por todos os seres humanos no mundo hahahahahah agora ferrou, né? Mas é como disse, se é pra pedir pra um gênio, seria isso...
Mulher de 40 diz:
Outra pergunta do gordo chato "de onde surgiu essa ideia de #mundomelhor.?"
Túlio diz:
Bom. O #mundomelhor foi um insight... um momento bem específico. Lembro-me que elogiei, por algum motivo a @danny_morena e, ela, com toda sua graça e atenção, correspondeu e eu sorri, foi simples assim, rápido e bonito... sem esforço e sincero. Foi aí, nesse instante que pensei, nossa, como é fácil fazer o mundo melhor... para si e para os outros, foi simples demais, então perguntei pra todos o que eles estavam fazendo naquele instante pra deixar o #mundomelhor... O retorno foi incrível. Algumas pessoas passaram a procurar fazer algo só pra poder responder...
Mulher de 40 diz:
Sabe que quando vejo a tag #mundomelhor me pego como uma escoteira pensando se já fiz alguma boa ação no dia? rrsrs
Túlio diz:
hahahahah Pois é, eu faço a mesma coisa... Quando entro no twitter e começo a questionar sobre o #mundomelhor, entro preparado, sempre tem alguém que me pergunta... "e você, o que fez?"
Mulher de 40 diz:
O que você fez hoje por um #mundomelhor?
Túlio diz:
Boa pergunta... Algumas coisas. Todos os dias procuro acordar sorrindo pra @simonecoelba , sempre procuro tocá-la com carinho e retribuir com minha paixão por ela...
Mulher de 40 diz:
Ela é sua esposa?
Túlio diz:
Sim, ela é minha esposa.
Mulher de 40 diz:
Tem filhos?
Túlio diz:
Não temos filhos, estou preparando o mundo pra eles. Há algum tempo atrás eu não queria colocar mais uma pessoa nesse mundo que vivemos, é sério, pensava muito a respeito. Mas, aos 35, não consigo mais ver de outra maneira, queremos muito, por isso, quando falo que estou preparando o mundo pra eles, quero dizer que, pelo menos ao nosso redor, o mundo será melhor. Isso eu vou garantir pra eles. Existe essa afirmação de que temos que deixar filhos melhores para o mundo e não um mundo melhor para os filhos, vejo isso de forma tão conectada, tanto que um depende do outro totalmente. Aprendemos, principalmente pelas referências. Não concordo, não acredito e sou contra quem diz assim: faça o que falo e não o que faço. Isso é horrível. Nossos filhos vão aprender observando, questionando... quer deixar filhos melhores pro mundo, mostre como fazer isso pra eles, é assim que deve ser.
Mulher de 40 diz:
Jogo rápido, agora: Um filme
Túlio diz:
A Corrente do Bem
Mulher de 40 diz:
Um ídolo
Túlio diz:
Buda, Jesus,Gandhi, esses caras são foda... deles aprendemos muito, demais...
Mulher de 40 diz:
Um livro
Túlio diz:
O evangelho Segundo Jesus Cristo, de Saramago
Mulher de 40 diz:
Um frase
Túlio diz:
Viva aqui e agora!
Não sei todas as perguntas, mas tenho todas as respostas...
Mulher de 40 diz:
Um recado aos leitores e leitoras do blog Mulher de 40:
Túlio diz:
A simplicidade ajuda a buscarmos nossos sonhos... mesmo os mais difíceis são traçados e conquistados passo a passo. Tudo o que é complexo compõe-se pelo conjunto de dezenas, centenas ou milhares de coisas simples... somos tão capazes quanto nossos grandes heróis, eles eram humanos, assim como cada um de nós!!! Alcançaremos o que queremos!
Mulher de 40 diz:
O que espera ser ou ter conquistado daqui a 10, 20 anos?
Túlio diz:
Um sorriso eterno, sincero e pela felicidade... ausente de recaídas... acho que isso.
Mulher de 40 diz:
Obrigada, adorei mesmo, bem que o gordo me avisou
Túlio diz:
Muito obrigado! Temos cinco graus de conexão... Conhece essa teoria? Alguém que conhece você, que conhece alguém que conhece alguém, são cinco pessoas entre você e eu, sempre... espero que atraia muitas pessoas especiais pra perto de mim e, se essa teoria funcionar, você será uma delas!!!

19 comentários:

Simone disse...

O Túlio é uma pessoa maravilhosa, que se preocupa sempre em fazer um #mundomelhor para todos a sua volta. E eu tenho a sorte de te-lo em casa todos os dias, fazendo meus dias cada vez melhores.

Adorei a entrevista!!

Anônimo disse...

Parabéns aos dois pela entrevista!Também acredito num #mundomelhor...e enquanto houver pessoas que pensem assim,esse mundo será possível!!!
Abraços!!!
@berna_alvarez

disse...

Nossa amei!
Mas uma entrevista maravilhosa.
Comecei a segui-lo, por indicação do @GordoChato, e já na indicação, ele me falou que era uma pessoa que busacav fazer um mundo melhor.
Ainda n tinha entendido direito o pq, mas agora ficou claro.
Gostaria que o mundo tivesse mais pessoas como ele, espalhando toda essa energia boa, e essa boa vontade.
Adorei!
Beijos e sucesso sempre!
;)
@fezinhafloripa

Pedro disse...

Que maravilha podermos ver um jovem com 30 e poucos anos encarando o mundo dessa maneira. Seria ótimo que todos tivessem essa visão, essa expectativa e essa ansiedade. Parabéns pela esntrevista.

acvillasboas disse...

Maravilha, Tulio!
Muito bacana essa batalha pra se ter uma convivência melhor entre as pessoas.
Eu, no meu dia-a-dia chego a pensar que tenho vergonha de ser "ser humano".
Bem, vai aqui um texto pra agregar alguma coisa: Ho’oponopono

Dr. Ihaleakala Hew Len -23 de Janeiro, 2008

Em Havaiano, Hoo significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.

Você pode através desse sistema se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente (aquela conversa mental interna incessante - principalmente depois de situações estressantes e desagradáveis) e encontrar a Paz.

Sem os pensamentos se repetindo, sem crenças limitadoras, sem condicionamentos, sem as lembranças dolorosas, um espaço vazio se abre dentro de você. O Ho’oponopono lhe permite soltar estas recordações dolorosas, que são a causa de tudo que é tipo de desequilíbrios e doenças. Na medida em que a memória é limpa, pensamentos de origem Divina e Inspiração ocupam o vazio dentro de você. A única coisa que devemos fazer é limpar; limpar todas as recordações, com quatro simples frases que abrangem tudo:

Sinto muito. Me perdoe. Te amo. Sou grato.

Lembrem-se, um problema é uma memória repetindo uma experiência do passado. O Ho’oponopono é um apelo a Divindade para cancelar as memórias que estão se repetindo como problemas. O Dr. Len mantém essa frase em mente sempre; “A paz começa comigo”, é o que ele procura praticar embora ainda tropece vez ou outra.

Com o Ho’oponopono estamos assumindo a responsabilidade pelas memórias que compartilhamos com as outras pessoas. Pesquisas mostram que á todo momento existem 11 milhões de “bits” de informação em nossa volta, mas só percebemos 15 “bits”, e são em cima desses “bits” que julgamos as coisas! Portanto, não sabemos o que realmente está acontecendo. Então dizemos para a Divindade; “Se existe algo acontecendo em mim que me faça vivenciar as pessoas de determinada maneira, eu gostaria de liberar isso.” Largando de mão essa vontade de consertar as coisas, de mudar as pessoas, deixando Deus fazer, nós mudamos nosso mundo interior o que causa uma mudança também no mundo externo.

Ser 100% responsável é um caminho de pedras, por ser o intelecto tão insistente. Quando nos ocorre um problema o intelecto sempre busca alguém ou alguma coisa para culpar. Insistimos em procurar fora de nós a origem dos nossos problemas.

A kahuna* Morrnah Simeona, professora do Dr. Len, ensinava que; ”Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz.”. Esta é a essência do processo Ho’oponopono.

*”Kahuna” em Havaiano significa “guardião do segredo”

Blaffert disse...

O Túlio é uma pessoa única, com qualidades que o tornam um modelo a se seguir. Eu tenho muito orgulho em segui-lo, não só no twitter, como também em suas idéias. Ele é extremamente preocupado em fazer as pessoas à sua volta mais felizes. Isso é, além de lindo, é uma atitude extremamente louvável. Algo que só quem deseja e luta por um #mundomelhor se preocupa. Túlio Martines, Aplaudo-lhe de pé! Conte comigo sempre.

Marcelo de Queiroz disse...

Parabéns ao Túlio e ao blog!
Ao blog pela iniciativa de entrevistar pessoas e gerar informação, ao invés de ocupar megabites e megabites dos servidores do Blogger com bobagens, irrelevâncias e futilidades.
Ao Túlio pela sua eterna dedidação aos seus ideais e metas.
Abraços

Malice Miller disse...

Adorei a entrevista. Tive a felicidade de conhecer o Tulio e a Simone via Twitter num momento complicado para mim e vejo, a cada palavra de ambos, o cuidado, o carinho e o respeito por todos à sua volta. Pessoas que o mundo precisa, muito!

walldizao disse...

Penso exatamente igual, se quizermos um #mundomelhor precisamos melhorar o que está a nossa volta, nós que somos pais sabemos muito bem da real necessidade de construção deste #mundomelhor. Acho que este rapaz está maduro pra ter filhos, pois o que mais vemos por aí são "pais" preocupados em ensinar aos filhos como "se dar bem" neste mundo e os seus filhos, meu rapaz, serão verdadeiros felizardos por nascerem numa família muito bem equilibrada. Parabéns pela entrevista!
Aproveito para agradecer ao Blog a oportunidade que vem nos oferecendo de conhecer pessoas maravilhosas em suas entrevistas, Parabéns a todos!

Unknown disse...

Muito boa a entrevista ..O Tulio foi um dos meus primeiros amigos no twitter , logo me chamou atenção pela cortesia , simpatia e alegria com que tratava todos , e eu que não sou boba nem nada logo tratei de segui-lo ( rs ) afinal energia boa sempre é bem vinda...Sempre soube da sua preocupação por um mundo melhor , mas só passei mesmo a saber que era uma ideologia há pouco tempo ... É muito bom saber que no mundo ainda existam pessoas assim..as vezes é tão dificil acreditar ...Bom..Parabéns ao Tulio por ser essa pessoa especial nesse mundo tão deturpado ..e ao blog pela visão de trazer pessoas que realmente valham a pena.

Bjs Érica

Pontes disse...

Parabéns ao blog e ao Túlio! Também "conheci" o Túlio através do Twitter quando comecei a divulgar o movimento carrotmob. #mundomelhor e carrotmob tem tudo a ver e estou aguardando a oportunidade de conhecer o Tulio pessoalmente para alinharmos nossos projetos.
Li um artigo na revista Seleções deste mês que falava sobre a experiência do autor em sorrir para todas as pessoas que cruzassem seu caminho durante um mês inteiro. Ele descreve como a experiência foi positiva e como isso refletiu na vida dele e de outros. Lembra um pouco o filme A Corrente do Bem e o tag mundomelhor.
Somos individuos, parte integrante de um sociedade, e temos que ter consciência de que nossas ações influenciam muitas pessoas, às vezes sem nos darmos conta do que estamos fazendo.
Escrevi sobre isso em meu blog a algum tempo (http://blogdopontes.blogspot.com/2009/03/amaral-gurgel-e-voce-existe-semelhanca.html) e posso afirmar com certeza absoluta: temos o poder de mudar o mundo a nossa volta. Como as formigas, um grão de cada vez, podemos mover uma montanha!

Abraços ao Túlio e mais uma vez parabéns pela entrevista!

Anônimo disse...

Conheço o Tuca há mais ou menos 8 anos e a cada dia que passa acredito mais na minha teoria sobre ele...

O mundo deveria ter sido criado por alguém sobre a assessoria do Túlio, é sério.

Esse guri tem boas idéias, pena que elas não fizeram parte da ''criação'' !!!

Acreditem, Nosso mundo seria ''FODA'' se o Tuca tivesse ajudado na criação, mas seria sem dúvida alguma, bem melhor do que é hoje em dia !!!

Brincadeiras a parte, tenho uma admiração muito grande pelo Túlio e torço o tempo todo pelos seus projetos.

Não sou seu seguidor no ''tuiter'' porque não gosto dessas coisas, mas sou seu seguidor nas atitudes de cada dia.

Parabéns pela entrevista !

Catarina

Maria Aguiar disse...

Muito boa a mensagem do Tulio para tornarmos nosso #mundomelhor Adoro esse hashtag e estou sempre postando alguma coisa pensando nisso!
Aliás já estava fazendo isso mesmo sem saber, pois na medida em que divulgamos informações sobre sustentabilidade e meio ambiente, estamos contribuindo pelo menos um pouco para tentar mudar a cabeça das pessoas e fazer nosso #mundomelhor, parabéns!

@leonardovicario disse...

Túlio, parabéns pela entrevista. Ficou show de bola.

Aliás é uma grande satisfação, presenciar que os conceitos e as idéias por um #mundomelhor deste grande profissional, estão sendo espalhadas e aplicadas por inúmeras pessoas conscientes no planeta.

Parabéns novamente.

GordoChato disse...

Bom, eu sou mais do que suspeito pra falar algo, então vou resumir: o Tulio simplesmente faz meu #mundomelhor.
Que Deus abençoe demais ele nesta empreitada que está apenas começando e, no que eu puder, pode contar comigo.

Grande abraço, meu amigo,
E parabéns ao blog pela entrevista.

Emerson Pace Mota disse...

Conheci o Marco Túlio na adolescência, na Fundação Bradesco (curso técnico - "antigo" segundo grau), onde estudamos juntos por três anos. Foi uma época muito importante para mim, com muitas amizades, aprendizagem, sonhos...E o Marco já era uma boa pessoa especial,alegre, sempre solícito e amigo. Depois do colegial, perdi o contato com ele.
O tempo passou e o mundo teve grandes transformações: algumas coisas pioraram bastante e outras melhoraram um pouco.
E ao ler esta estrevista, fiquei muito feliz em saber que o Marco tornou-se um ser humano ainda melhor, iluminado, preocupado com a qualidade de vida de todos, e vocês podem ter certeza de que suas lições e ações diárias de respeito e amor ao próximo podem tornar o mundo cada vez melhor.

Tadeu - Brazil disse...

Esse menino é bom demais.... Voto nele pra Presidente....

Cristine Martin disse...

Adorei a entrevista com o Túlio; conheci-o e à Simone através do Twitter, são pessoas muito simpáticas e preocupadas com as consequências que nossas atitudes trazem para o mundo. Foi legal conhecer melhor suas ideias na entrevista.

Grande abraço!

Nanda Botelho disse...

Gostei muito da entrevista e penso como o Túlio. Sou a favor de pequenos gestos, até porque sou muuuito preguiçosa para os grandes gestos.

Acho que um mundo melhor começa em nossa mente, passa pela nossa convivência com os mais próximos e termina numa cadeia que se multiplica em atos conscientes de que não estamos sozinhos no mundo, vivemos com mais pessoas e precisamos saber respeitá-las.

Mas também sei que isso leva um tempo danado, e nem todo mundo tem um mesmo ritmo... Portanto o melhor é vivermos nossas vidas o melhor que pudermos, inspirar mais pessoas que der e aproveitar o tiquinho de vida que nos é dado, pois quando a morte vier não vai querer saber se nos divertimos ou não ela nos leva de volta para casa!

Bjão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails