terça-feira, 23 de março de 2010

Namorar X Casar


O segredo de um bom casamento é o NAMORO! Não o namoro que antecede o casamento, e sim o namoro dia a dia durante o casamento. Claro que o namoro que antecede o casamento é o lastro para as adversidades e rotina da vida. Mas o principal é que este namoro dure pra sempre.
Namorar significa ter cuidado, admirar, surpreender, elogiar, pontuar o que a relação tem de melhor e o que deve ser melhorado... Só falando o que mais e menos gostamos, damos a oportunidade de que nos agradem ou desagradem por opção, e não por falta de conhecimento. Quem tiver a capacidade de namorar eternamente terá um lindo casamento sempre!
Casar é decidir ter uma vida juntos, ter filhos ou não é um detalhe, mas ser companheiro e namorar, uma obrigação, quando desejamos o sucesso de um casamento. Para se admirar não precisa se ter ao lado alguém perfeito, e sim alguém com quem a sua sintonia não caia ao longo do tempo.
O tesão no casamento não se dá pelo corpo mais bonito,
e sim pela pessoa surpreendentemente mais agradável!
Se cuidar para si mesmo e pra o outro é bacana! Mas uma barriguinha, ou algumas celulites nada dirão a quem de fato souber namorar. Nietzsche já questionava o casamento quanto a possibilidade de “ser capaz de conversar com seu parceiro(a) até a sua velhice”. Realmente as relações que desafiam o tempo, são aquelas construídas sobre a arte de CONVERSAR! As pessoas que namoram, não só “conseguem” conversar, como amam conversar, trocar idéias, dia a dia, frustrações, segredos, ...
E não pensem que isto é um dom... Isso é exercício!!! Isso mesmo, EXERCÍCIO! Entendam! Namorar é um exercício que devemos praticar todos os dias! Quanto mais namoramos, mais gostamos disso e mais naturalmente isso acontece! Incrível como pessoas que tem uma bela fase de namoro, podem ter um casamento horrível! Pessoas são apaixonadas e loucas pra casar, e logo após casadas, entediam-se e separam. Qual o porque disso?? FALTA DE NAMORO!!!!
Namorar é um exercício diário imprescindível a uma boa relação! O que faz pessoas depois de casadas mudarem? As que deixam de namorar, fadam seu casamento ao insucesso. As lacunas que de alguma forma deixamos, uma hora podem ser enxergadas em outra pessoa. Não se acaba uma relação só por se desejar outra pessoa, muitas vezes acabamos para ficar sós, porque aquela relação não mais nos completa.
As pessoas insistem em algo fracassado por diversos motivos, pra mim não! Ou a relação está muito boa, ou estou fora! Não vivo o mais ou menos...
Se antes você adorava beijar em público, porque não um beijo durante um jantar num restaurante?
Não cabe mais?? Por que não caberia?
Hábitos saudáveis do namoro como surpreender seu parceiro com uma nova lingerie, ou com a falta delas, com sussurros no ouvido do que pretende fazer ao estarem sós, quando estão num jantar formal, ou indo a um lugar que os tire da rotina, ... , não devem morrer NUNCA!
Não da pra entender, pessoas CASADAS que perdem a capacidade de fazer coisas que ambos adoravam quando NAMORAVAM. Vamos falar do cuidado mais fútil, presentes. Quando vocês namoravam (e cada um tinha o seu $) ambos surpreendiam o outro com 1000 presentes, justo agora que casados, muitas vezes o dinheiro de um e outro viram um só $, e mesmo assim perdem a atenção ao outro.

Já ouvi mulheres dizendo que todas as jóias que ganharam foi na época de namoro. Não que elas se queixem de não receberem mais jóias, e sim presentes quaisquer! O segredo não está no valor do presente, e sim na atenção, no mimo, na lembrança!
A depender da fase que tenha se dado o namoro, claro que tem coisas que podem não caber mais, mas a maioria deixa de existir por preguiça, acomodação, e a pior de todas as razões, achar que já conquistou o outro por ter casado e isso basta.
Casais se separam por perderem o tesão, por se tornarem amigos, por traírem...
Mas tudo isso seria evitado se a atenção ao NAMORO fosse constante!
Isso!!! NAMORO!!! Comemoro todos os meses de namoro! Isso não significa presentes caros, mas, flores, um beijo ao acordar, um jantar, ... 1000 formas de se comemorar! O trabalho, filhos o corre-corre do dia faz com que adiemos muitas vezes o que planejamos, então nada como um dia por mês para se sair da rotina se possível!
Nem tenho idéia de quanto tempo exato fui casado no meu primeiro casamento... Mas sei que namoramos 9 anos e 21 dias antes de casar (começamos com 19 e 16), e sei que namoramos por 17 anos 6 meses e 15 dias! Achar que porque uma relação terminou ela não deu certo? Depende de prisma! A minha deu MUITO CERTO por 17 anos 6 meses e 15 dias! Como diz minha amiga Dora, “sou um sortudo da porra”! E estou com outra mulher tb MARAVILHOSA a 6 anos, 7 meses e 5 dias!
Continuo lutando por nosso casamento da ÚNICA forma que sei, tentando sempre NAMORAR!
Nada que com o namoro não se ajuste, se AMBOS quiserem! O fato de serem 2 pessoas bem diferentes, da vez a uma gostosa luta diária pela conquista e simbiose! PERSPECTIVA sempre é o que vai definir felicidade e infelicidade. Tem gente que tem tudo pra ser feliz, e só enxerga o pouco de ruim que a vida te oferece.
Pra mim uma palavra é fundamental numa relação, PAZ!! Se tivermos paz, e namorarmos, tudo mais construímos! Quem cria problema onde não existe tem mesmo que ficar só, ou com alguém também complicado. rss
Neste processo de construção, relação, namoro, CONCESSÕES é outra palavra que não pode deixar de existir full time. Reciprocidade é tudo! E para isso o equilíbrio dos 2 lados da balança sempre! Numa relação uma só pessoa não consegue fazer NADA sozinho no que diz respeito aos dois. Ou os 2 se empenham, ou nada certo! Quando 1 não quer 2 não brigam, quando 1 não quer 2 não namoram.
Um dos textos mais bacanas que já li sobre relacionamento é de Rubem Alves, e chama-se: “Tênis x Frescobol”, leiam! Mas fazendo agora uma analogia ao boxe, quando o outro estiver de guarda alta, baixe a sua! Se o outro está mais irritado, seja mais paciente! E vice-versa! Se ambos agirem assim, tudo será mais fácil!
Assim descobrirão o que Vinícius sacou, que “Amar é estar perto se longe, e mais perto se perto...”!!!!
NAMOREM então!
Conversem, brinquem, riam, encantem, ... NAMORAR é o segredo!!!
Este texto foi enviado pelo leitor Roberto Lôpo, de Salvador-Bahia. Obrigada pelo lindo texto!!!

6 comentários:

Leon | Trocistas disse...

haha, muito bom! Tem meu RT ;D

Accácia disse...

Não acho que apenas o namoro salva um casamento,mas outras coisas também!
E o principal é a amizade!
Meu avõ dizia muito isso e eu achava um absurdo!Descabido!mas hoje,aos 35 e quase 10 de casada,descobri que se não houver antes de tudo amizade não dá certo!
Durante o namoro,se formos avaliar bem,meio que escondemos nossos defeitos,não temos que viver 24h com a pessoa então mostramos apenas o nosso melhor.
Mas é quando passamos a dividir o teto,a escovar os dentes juntos e que nos mostramos de fato.
Meu pai dizia:'Depois que comer 1 Kg de SAl com alguém vc pode dizer que o conhece bem!'.E é verdade!Qt tempo levamos comendo essa quantidade de sal?muito tempo!
Achei bonitinha as dicas mas no dia a dia do casal que batalha junto,dorme e acorda fica um tanto utópico esse tipo de postura!
mas valeu a dica!
beijo!

Arabella Bella disse...

namorar, realmente, é um exercicio que devemos praticar todos os dias. Adorei.
bjs

http://arabellabella.blogspot.com/

Anônimo disse...

Poxa, você faz tantas reclamações e sugestões para casamentos, mas parece não organizar o seu.

Acho que essa coisa de internet te dá um alivio temporário, de catarse, quando você escrever. E depois disso, sua vida continua na mesma.

Mostra essas coisas pro seu marido (ou, para seu futuro relacionamento)

Internet é uma puta ferramente, mas ela tem que ser só uma extensão do seu mundo, e não um outro mundo.

pontorouge disse...

Vou começar a seguir seu conselho agora mesmo. rs

beijo rouge

Dani

DriPaulo disse...

Gostei muito!!!


Beijo grande!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails