domingo, 23 de janeiro de 2011

Nostalgia

Responda uma coisa:
Você que teve sua infância durante os anos 60, 70, 80... Como pôde sobreviver? Afinal de contas...
1 - Os carros não tinham cintos de segurança, apoios de cabeça, nem air-bag!
2 - Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso!
3 - As camas de grades e os brinquedos eram multicores e no mínimo pintados com umas tintas “duvidosas“ contendo chumbo ou outro veneno qualquer.
4 - Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos,detergentes ou químicos domésticos.
5 - A gente andava de bicicleta para lá e para cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras...
6 - Bebíamos água da torneira, de uma mangueira, ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas "esterilizadas"...
7 - Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã, e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar no meio do caminho que tinham "economizado" a sola dos sapatos, que eram usados como freios... E estavam descalços... Alguns acidentes depois, todos esses problemas estavam resolvidos!
8 - Íamos brincar na rua, com uma única condição: voltar para casa ao anoitecer! Não havia celulares... E nossos pais não sabiam onde estávamos! Incrível!
9 - Tínhamos aulas só de manhã, e íamos almoçar em casa.
10 - Gessos, dentes partidos, joelhos ralados... Alguém se queixava disso? Todos tinham razão, menos nós ...
11 - Comíamos doces à vontade, pão com manteiga, bebidas com o (perigoso) açúcar. Não se falava de obesidade - brincávamos sempre na rua e éramos super ativos...
12 - Dividíamos com nossos amigos uma Tubaína comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole e nunca ninguém morreu por isso...
13 - Nada de Playstations, Nintendo 64, X boxes, jogos de Vídeo, Internet por satélite, videocassete, Dolby surround, celular com câmera, Computador, Chats na Internet... Só amigos.
14 - E os nossos cachorros? Lembram? Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum! Banho quente? Shampoo? Que nada! No quintal, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com (acreditem se quiserem) sabão (em barra) de lavar roupa! Algum cachorro morreu (ou adoeceu) por causa disso??
15 - A pé ou de bicicleta, íamos à casa dos nossos amigos, mesmo que morassem a kms de nossa casa, entrávamos sem bater e íamos brincar.
16 - É verdade! Lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fôssemos escalados ... ninguém ficava frustrado e nem era o "fim do mundo"!
17 – Na escola havia bons e maus alunos. Uns passavam e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos "superdotados", nem se falava em dislexia, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava, simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte!
18 - Tínhamos: Liberdade, fracassos, sucessos, deveres, e aprendíamos a lidar com cada um deles!
A única verdadeira questão é: como a gente conseguiu sobreviver? E acima de tudo, como conseguimos desenvolver a nossa personalidade?
Você também é dessa geração?
Sem dúvida os outros vão responder que era uma chatice, mas... Como éramos felizes!
Autor: Dejan Trifunovic

7 comentários:

Angelike disse...

Amei
Minha infância foi assim, não me tornei revoltada com o mundo, não odeio meus pais, não usei drogas por me achar incompreendida.
Respeito os mais velhos até hoje, acredito em hierarquia, em ficar de castigo, de vez em quando.
Eu sobrevivi, melhor, eu VIVI minha infância, fui feliz e continuo assim.

Káah disse...

Gostei muito *-*
Vivi muitas coisas que estão escritas aí e realmente, se parar para pensar, as regras ditas atualmente são o oposto das antigas.
É confuso pensar que o que é certo hoje pode não ser amanhã.

eva mooer disse...

que saudades sinto dessa época.....
quantos bolinhos de terra eu fazia sem que minha mãe ficasse doente por eu estar com lama até nos dentes.Um bom banho e tudo estava novo .Hoje as crianças perderam aquele contato com a vida,as emoções foram substituidas por acontecimentos virtuais,se está dificil vc desiste do jogo .....que pena!

Afrodite disse...

Sim,eu era dessa geração!
E quanta saudade eu sinto!
Hoje não existe infância feliz!
Só pra poucos..
Pena!
Beijo!

Anônimo disse...

Fui lendo e relembrando minha infancia. Parecia q tudo era mais simples, menos regras, menos frescura, menos drama...que saudade...Parabéns pelo post.Bjos

Vlad-Free disse...

No outro dia estava conversando com uns amigos sobre como tudo mudou.Uma pena que as crianças hoje em dia se assustem em ver uma tanajura, um vagalume ou uma joaninha. Agente era feliz e não sabia. Adorei, bjs

Anônimo disse...

pois é antigamente é era bom de se viver. hoje em dia tudo é motivo de revolta e nada parece ser o suficiente para os jovens sempre querendo mais e mais. as pessoas não dão mais valor as coisas simples da vida

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails