segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sofrer um aborto

Muito se fala em permitir ou não o aborto... e nada se fala sobre quem sofre um aborto. Já passei por isso 4 vezes, depois de ter minha única filha.
Como tive uma gravidez muito tranquila, quando engravidei novamente saí espalhando para todo mundo a minha alegria. Mas comecei a passar muito mal, veio um sangramento e por fim o aborto. As pessoas não tem a menor ideia do que é você ir todos os dias fazer ultrassom e encontrar todas aquelas grávidas felizes e ansiosas... e você acompanhando um aborto que não quer sair de dentro de você.
E depois, quando você engravida fica todo mundo em volta, feliz, torcendo... quando você perde o bebê não quer ver ninguém, fica se sentindo um et. E as pessoas em volta chegam até a cobrar "por quê você não me falou?" Total insensibilidade...
A partir, daí, quando engravidava novamente, não contava para mais ninguém além de meu marido e de minha melhor amiga. Mas sempre com receio. E começava a nova maratona de ultrassons...
O que mais me indignou é que esse assunto não existe na mídia praticamente. Na época achei consolo, pasmem, no Orkut. Ninguém fala sobre o assunto, é um sofrimento horrível, a gente se sentindo a última das criaturas... depois vai descobrindo que praticamente todas as mulheres já passaram por isso mas não comentam. Em torno dos 40 anos, segundo meu ginecologista, dois terço das gravidezes terminam em aborto. É o tal relógio biológico infalível.
Na última vez encontrei outra mulher com sangramento no ultrassom. Ela sofria muito. Tentei consolá-la. Me enxerguei nela. Fica aqui uma dica para mulheres e médicos: por mais que seja um assunto desagradável, fale sobre isso. Servirá de consolo para muitas mulheres. Na hora em que estamos sofrendo, tudo o que desejamos é encontrar alguém que já tenha passado pelo que passamos.
Boa semana!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails