sábado, 7 de agosto de 2010

Dia dos pais

Esses dias um tweet de @leleobhz me fez parar nessa cena de filme... Quantos de nós não tiveram um pai presente em nossas vidas, para ouvir um dia coisas assim? Eu sou uma. Às vezes, quando o bicho pega, gostaria de um colo masculino forte, que não passasse a mão na minha cabeça, mas que me falasse as verdades com amor e pulso firme.
Mesmo agora, com mais de 40 anos, às vezes me sinto como uma criança perdida, fraca e covarde perante a vida. Como um cachorro que caiu do caminhão de mudança. Talvez eu seja de uma geração em que os pais não se faziam tão presentes. Fui criada quase que somente pela minha mãe. E vou conviver sempre com isso.
Homens, e pais... pensem nisso... (cena do filme Rocky Balboa)
"Você não vai acreditar nisso, mas você costumava caber aqui. Eu te levantava e dizia para sua mãe: 'Esse garoto será o melhor de todo o mundo. Esse garoto será melhor do que qualquer pessoa já conheceu.'
E você cresceu bem e admirável. Foi bom só observar, todos os dias eram como um privilégio.
Então, quando chegou sua hora de ser um homem e tomar seu lugar no mundo... e foi o que fez. Mas, com o passar dos tempos, você mudou. Deixou de ser você. Deixou as pessoas apontarem para sua cara e dizerem que você não é bom. E quando as coisas ficam difíceis, você começa a procurar alguém para culpar... como uma grande sombra.
Deixe-me te dizer uma coisa que você já sabe. O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim e asqueroso, e não importa quão durão você é... ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida.
Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido... e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória pode ser conquistada!
Agora, se você sabe o seu valor, vá e o conquiste. Mas deve estar preparado para ser atingido e não ficar apontando para os outros dizendo que não está onde queria por causa dele ou dela ou de qualquer um! Covardes fazem isso, e você não é! Você é melhor que isso!"

Um comentário:

Leonardo Amaral disse...

WOW, agora eu fiquei famoso! :D

Em tempo, sou filho único e também não tive criação de pai, mas acho que no meu caso, o meu teria me tornado o tipo mais asqueroso de gente mesquinha e minha mãe que sempre foi meio louca, me fez ter algumas experiências fantásticas.

Eu costumo dizer que a gente não tem que proteger nossos filhos, mas sim treina-los para a vida, porque afinal eles não são nossos, mas sim deles e do mundo. Não adianta ter 2 pais e ambos cercarem o mundo do sujeito até seus 18 anos. Ele cresce sem saber o que é mundo, sem saber limites, sem saber conviver em sociedade, sem moral - tudo porque ele não tem contato com isso. Eu me considero o cara mais sortudo do mundo por ter ido trabalhar com 17 anos. E meu primeiro trabalho já foi a coisa mais punk que já fiz: Analisar e tratar reclamações de clientes de uma energética. Aprendi muito sobre pessoas, sobre times, sobre união e sobre "How much life isn`t fair".

E no fim o aprendizado sempre vem de nós mesmos, independente das companias, independente das experiências, independente dos pais. O que somos é a nossa vivência mesmo. Eh uma boa oportunidade para reflexão sobre como criar nossos filhos e como criar nós mesmos (Principalmente).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails