domingo, 26 de setembro de 2010

Exercícios relaxantes

Hoje, conversando com um amigo na faixa dos 20 anos, comentei que a geração dele é multitarefa, e que eu também estou ficando assim. Não conseguimos dormir direito. Não relaxamos. Não temos um tempo só para nós. Bem, eu sempre dou um jeito de ficar sozinha um pouco, mas como ando muito conectada, não relaxo. Sugeri a ele exercícios respiratórios para relaxamento. Podem ser feitos antes de dormir, em silêncio ou com uma música suave em volume baixo.
1 - Deite-se sozinho, com as pernas flexionadas e as mãos em cima da barriga.
2 - Feche os olhos e comece a se concentrar apenas em sua respiração. Inspire muito lentamente fazendo com que o abdome se expanda. Você vai sentir as mãos se elevando, esse vai ser o seu ponto de referência. Depois, vá soprando o ar lentamente pela boca, procurando levar o dobro ou o triplo do tempo que levou para inspirar.
3 - Depois que conseguir deixar o ritmo respiratório mais lento, comece a imaginar que está inspirando uma luz branco-azulada, e soprando para fora, junto com o ar, todas as tensões e coisas ruins que estiverem te incomodando. Se começar a bocejar, ótimo, é sinal de que está oxigenando seu corpo.
4 - Comece a "levar" esse "ar branco-azulado" a todas as partes do corpo. Assim, inspire a primeira vez pensando que o ar vai até seus pés, expire, relaxe; depois pernas, joelhos, coxas, etc, sempre subindo. Não esqueça das costas! Por último, a cabeça e o rosto. É, até o rosto acumula tensões!
5 - Depois, abrace os joelhos para alongar as costas e fique um minuto assim. Deite-se, respire mais algumas vezes e comece a mentalizar uma linda paisagem, imaginando-se lá. Tenha um bom sono!
Lembre-se: a grande dica é... desligar!

2 comentários:

Unknown disse...

Legal, vou tentar fazer =)

@nathalia_cf disse...

Já, já, vou deitar antes de me ' desligar ' vou fzr sim. xD

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails