domingo, 17 de outubro de 2010

Dicas de emagrecimento

Infelizmente, estou passando por uma etapa da vida em que me tornei quase sedentária. Mas, felizmente, desde os 18 anos sou ativa, e agora estou voltando a me exercitar, como já contei em um post anterior. E estou sentindo literalmente na carne os efeitos do meu sedentarismo temporário.
Em primeiro lugar, a mulher, depois dos 20 anos, começa a sofrer uma diminuição em sua taxa metabólica basal, ou seja, necessita de menos calorias para se manter viva. Então, se continuar comendo da mesma forma que comia antes dos 20 anos, começará a engordar, algo em torno de 1 quilo por ano.
Após os 30 anos, essa diminuição metabólica é sentida de forma mais marcante ainda, principalmente se a mulher sempre foi sedentária, isto é, se nunca praticou uma atividade física de forma regular. Se adquirirmos alguns quilinhos a mais e desejarmos nos livrar deles, algumas regrinhas deverão ser seguidas. Explico.
Em primeiro lugar, fazer somente dieta fará com que a primeira gordura a ser eliminada seja a do rosto. As maçãs do rosto ficam murchinhas... Resultado: aspecto cansado e envelhecido, quem sabe até umas ruguinhas. Os contornos do rosto caem.
Por outro lado, no corpo a maior perda será a de massa muscular. Ou seja, não estamos emagrecendo, estamos perdendo músculos. O que explica porque perdemos peso mas não perdemos medidas, já que um quilo de massa muscular ocupa mais ou menos o mesmo espaço de 3 quilos de gordura.
A única saída: exercitar-se. Mantendo o corpo fisicamente ativo, você mantém ou aumenta a massa muscular - fica durinha - e começa a queimar as malditas gordurinhas. Você poderá notar pouca diferença na balança, mas nas roupas vai notar, começarão a ficar folgadas. Há mulheres que relatam que as calças apertam nas coxas e ficam frouxas na cintura. Claro, era na cintura que havia gordura, com os exercícios + a dieta ela foi eliminada. Por outro lado, as coxas ganham massa muscular, ficando mais rígidas e torneadas.
E o rosto fica preservado, a pele adquire mais viço e um ar mais jovial. Também podemos cuidar do rosto e pescoço com ginástica facial, tema de um próximo post sobre saúde e beleza.
Os primeiros exercícios a serem adotados devem ser os aeróbicos, ou seja, aqueles que ajudam diretamente no emagrecimento e ainda começam a fortalecer a musculatura. Caminhadas, natação, corridas, aulas de step, jump, aeróbica, ciclismo, hidroginástica. Mas sempre com a orientação de um professor de Educação Física.
(Em tempo: a blogueira é formada em Educação Física, fez mais de mil horas de cursos na área de fitness, e trabalhou durante 20 anos como personal trainer e professora de ginástica e musculação.)

5 comentários:

Gisele disse...

Comecei uma dieta ontem, sob orientação de nutricionista. Acontece que preciso perder peso, antes de começar os exercícios e tenho fobia de piscina, ou seja, não posso fazer hidro. Quer dizer que minha cara vai cair?

Mulher de 40 disse...

Não, Gisele, depois de perder um pouco de peso você pode começar a fazer caminhadas ou outro exercício aeróbico!
Aguarde minhas dicas de ginástica facial!
BJS

Contextual disse...

Passei por tudo isso qdo emagreci demais. Agora, estou tentando emagrecer tudo o que engordei, hahahaha...
Faço ginástica e dieta ao mesmo tempo. Mas confesso, odeio me exercitar, odeio muito. Ando meio desesperada com as mudanças do meu corpo depois dos quarenta.
Que fazer, é a vida, mas as dicas são muito boas. Beijos e bom final de semana!

Luciana P

Caco disse...

Gisele, por que não podes fazer exercícios? Caminhadas, bicicleta, enfim, mesmo que em quantidades (tempo) menores e em intensidades, idem, não lhe farão mal. Somente bem. A menos que você tenha preguiça. Aí, não há solução a não ser ficar caidaça...

Caco disse...

Meninas, querem uma dica INFALÍVEL?! Tudo o que fazemos por, no mínimo 21 DIAS SEGUIDOS, nosso organismo e mente se acostuma como nos acostumamos a ficar sentados no sofá comendo chocolate, pipoca e pizza. Tentem... Sem dor, sem sofrimento, não há prêmios. E nunca esqueçam: NO PAIN... NO GAIN!!!

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