terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Como lidar com pessoas difíceis - 1

Esses dias, por curiosidade, comprei um livrinho de apenas 32 páginas com o título acima. Não diz quem é o autor, sei apenas que é da Nova Cultural. Além de alguns princípios básicos de bem viver, ele identifica os tipos de pessoas difíceis que podemos encontrar pela frente, dando dicas de como "sobreviver" a cada um dos tipos.
Comentarei hoje sobre o tipo arrogante. Diz o livrinho:
"O tipo arrogante é um dos mais fáceis de identificar: nariz empinado, expressão de desdém, olha todo mundo por cima, como se fosse um ser superior."
Acrescenta ainda que, ao falar, o arrogante mantém a voz mansa, para que pensem que é uma pessoa reflexiva e controlada. Quer conquistar a simpatia dos outros para poder contar com sua ajuda na realização dos seus próprios planos. Frase: " Levar vantagem em tudo".
Como sobreviver a esse tipo?
  1. "O arrogante, no fundo, é inseguro e tem auto-estima baixa. Assim, evite entrar em confronto, porque isso reforça esses sentimentos e o torna ainda mais arrogante.
  2. Trate-o com respeito, mas deixe claro que respeito não é subordinação. Quando ele passar dos limites, diga-lhe isso com carinho e firmeza. Peça-lhe para reconsiderar a atitude.
  3. Quando a arrogância estiver em grau máximo, afaste-o o mais que puder. Se não puder, lembre-se de que esse tipo de comportamento é uma armadura, uma defesa que o arrogante pensa que tem. Perdoe-o por isso. E toque sua vida, sem se deixar abater por ele."
Lembrou de alguém? Talvez de um superior hierárquico. O livro traz essas dicas mais voltadas a um ambiente de trabalho. Quando precisamos do trabalho e não é fácil pedir demissão, as atitudes acima são necessárias. Mas, e nas relações pessoais? Quando estamos em um relacionamento afetivo com um arrogante, o que podemos fazer?
O arrogante é o ciumento, e a melhor resposta a uma crise de ciúmes é o silêncio. Qualquer palavra dita servirá para fermentar o ciúme e a insegurança, que o levam a ser agressivo. Para argumentar com esse tipo, você deverá esperar a calmaria. Longe de sua crise de insegurança, comente sobre o fato e procure mostrar como ele foi irracional.
Se nada disso adiantar, você deve pensar se não está na hora de tomar mais distância. Talvez uma distância definitiva. Podemos tentar ajudar uma pessoa com problemas. Mas no momento em que isso se torna maior do que nós mesmos, é hora de se preservar e... cair fora.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails