domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais


Meus parabéns hoje vão em primeiro lugar para o meu pai, que me deu a vida! E para o pai da minha filha, por ter me dado ela, e por estar dando a ela o carinho e a presença que eu não tive quando criança.

Mas quero falar dos pais que assumiram a guarda dos filhos, que assumiram os cuidados quando a mãe falta ou quando a mãe simplesmente não assume a maternidade. Muitas mulheres ficam horrorizadas quando sabem que alguma mãe deixa os filhos com o pai. Mas às vezes o filho está melhor com o pai do que com certas mães...

A maioria dos pais desempenha seu papel de provedor e orientador em certas horas mais decisivas. Mas tem aqueles que assumem integralmente sua função de pais, morando com os filhos e cuidando deles. Conheço dois deles mais de perto. E admiro muito sua atitude.

É lindo ver um pai dando banho em um bebê, cortando suas unhas, passando pomadinha nos roxinhos... É lindo ver um pai abdicar de sua profissão e colocar em primeiro lugar o bem estar do filho. E, acima de tudo, é lindo ver os filhos crescerem, apesar da distância de uma mãe de verdade. Claro que não é o ideal; acima de tudo, o melhor nem sempre é o ideal.

Nenhum homem pode ser pai e mãe, assim como nenhuma mãe pode. Infelizmente a maior parte das crianças está crescendo em famílias consideradas "desestruturadas" no sentido clássico do termo. Estamos reconstruindo nossas relações familiares como as conhecemos. Filhos se dividindo entre pais e mães, morando com avós, tendo duas casas, às vezes até nem sabendo bem qual casa chamar de lar.

Nesse dia dos pais, quero parabenizar aos poucos que realmente assumem sua condição de pais e não apenas de pais biológicos. E fica o alerta para os que ainda pensam que ser pai é apenas ter momentos de lazer com os filhos, deixando "as encrencas" com a mãe, ou com a avó.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails